segunda-feira, 1 de julho de 2013

FEIRA AMBIENTAL COMUNIDADE SUSTENTÁVEL


GE Mário Dilson e o Prefeito de Campo Grande/MS- Alcides Bernal
Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande - MS (SEMADUR) a Feira Ambiental traz para o público campo-grandense um universo de inovações sustentáveis realizadas por comerciantes, empresários, empreendedores e indústrias que visam e praticam a responsabilidade socioambiental. 
 
O evento é comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo caracterizado como espaço de exposição,discussão e análise de tendências, assim como comercialização de produtos e serviços, difundindo novas práticas e tecnologias relacionadas à sustentabilidade.



Os Grupos escoteiros Mário Dilson e Pe Heitor Castoldi integram o Fórum Municipal Lixo e Cidadania e como tal expuseram na Feira, seus projetos ambientais desenvolvidos com os escoteiros.


 
Um dos Projetos apresentados pelo GE Mário Dilson foi o do descarte correto do óleo e reciclagem em forma de sabão. O Projeto consiste em apropriação pelos juvenis, dos conhecimentos sobre as consequências ambientais quando o óleo de cozinha usado é descartado no quintal ou no esgoto. Depois os jovens fizeram em suas escolas um pequena fala nas salas e entregaram nas residências garrafas pets com o adesivo do grupo para agendar data de recolhimento do óleo. Por fim, no dia do recolhimento, a chefia passava nas casas agendadas para acondicionar o óleo em recipiente apropriado e encaminhá-lo a colaboradores que em troca nos ofertavam sabão .


Apresentamos também pequenas construções para uso em acampamento (pioneirias) desenvolvidas pelos jovens e que encantaram o público. E por fim distribuímos mudas de árvores frutíferas para nossos visitantes, bem como pequenos pedaços de sabão.

Na ocasião divulgamos também nossa finalização do Mutirão Nacional escoteiro de Ação Ecológica. Este aconteceu no Parque do Sóter e na ocasião distribímos 1000 mudas de árvores frutíferas e demos um abraço simbólico no Parque que ao longo da história vem sofrendo um processo de erosão e assoreamento do Córrego.

Foi muito gratificante para os jovens participarem de um evento dessa magnitude e divulgarem seus trabalhos, isso melhora a autoestima e os faz pertencentes a um grupo que tem o mesmo ideal...a SUSTENTABILIDADE DO PLANETA TERRA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem